Overdose de paracetamol

Para usar os recursos de compartilhamento nesta página, habilite o JavaScript.

O paracetamol (Tylenol) é um medicamento para a dor. A sobredosagem de paracetamol ocorre quando alguém, acidental ou intencionalmente, toma mais do que a quantidade normal ou recomendada deste medicamento.

A overdose de paracetamol é uma das intoxicações mais comuns. Muitas vezes as pessoas pensam que este medicamento é muito seguro. No entanto, pode ser mortal se tomado em grandes doses.



Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma overdose real. Se você ou alguém que está com overdoses, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta nacional de ajuda sobre envenenamento (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.

Onde Encontrado

O paracetamol é encontrado em uma variedade de analgésicos de venda livre e de prescrição.

Tylenol é uma marca registrada de paracetamol. Outros medicamentos que contêm paracetamol incluem:

  • Anacin-3
  • Liquiprin
  • Panadol
  • Percocet
  • Tempra
  • Vários medicamentos para resfriado e gripe

Observação: esta lista não é completa.

Formas de dosagem comuns e dosagens:

  • Supositório: 120 mg, 125 mg, 325 mg, 650 mg
  • Comprimidos mastigáveis: 80 mg
  • Comprimidos júnior: 160 mg
  • Força regular: 325 mg
  • Força extra: 500 mg
  • Líquido: 160 mg / colher de chá (5 mililitros)
  • Gotas: 100 mg / mL, 120 mg / 2,5 mL

Os adultos não devem tomar mais do que 3.000 mg de paracetamol de ingrediente único por dia. Você deve tomar menos se tiver mais de 65 anos. Tomar mais, especialmente 7.000 mg ou mais, pode levar a problemas graves de overdose. Se você tem doença hepática ou renal, deve discutir o uso deste medicamento com seu médico.

Sintomas

Os sintomas podem incluir:

  • Dor abdominal, estômago embrulhado
  • Perda de apetite
  • Comer
  • Convulsões
  • Diarréia
  • Irritabilidade
  • Icterícia (pele e branco dos olhos amarelos)
  • Náusea, vômito
  • Suando

Nota: Os sintomas podem não ocorrer até 12 ou mais horas após a ingestão do paracetamol.

Home Care

Não há tratamento domiciliar. Procure ajuda médica imediatamente.


nariz entupido e dor de garganta

Antes de ligar para a emergência

As informações a seguir são úteis para assistência de emergência:

  • Idade, peso e condição da pessoa
  • Nome do produto (ingredientes e dosagens, se conhecidos)
  • Tempo foi engolido
  • Quantidade engolida

No entanto, NÃO atrase a chamada de ajuda se esta informação não estiver imediatamente disponível.

Controle de Veneno

O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda de Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Esta linha direta nacional permitirá que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.

Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O que esperar no pronto-socorro

O provedor medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. Serão feitos exames de sangue para verificar a quantidade de paracetamol no sangue. A pessoa pode receber:

  • Carvão ativado
  • Suporte das vias aéreas, incluindo oxigênio, tubo de respiração pela boca (intubação) e ventilador (máquina de respiração)
  • Exames de sangue e urina
  • Raio-x do tórax
  • Varredura de TC (tomografia computadorizada ou imagem avançada)
  • ECG (eletrocardiograma ou traçado do coração)
  • Fluidos pela veia (intravenosa ou IV)
  • Laxante
  • Medicamentos para tratar os sintomas, incluindo um antídoto, n-acetilcisteína (NAC), para neutralizar os efeitos do medicamento

Pessoas com doença hepática têm maior probabilidade de desenvolver complicações graves de overdose de paracetamol. A sobredosagem pode ser aguda (súbita ou de curto prazo) ou crónica (de longo prazo), dependendo das doses tomadas e, por isso, os sintomas podem variar.

Outlook (Prognóstico)

Se o tratamento for recebido dentro de 8 horas após a sobredosagem, há uma boa chance de recuperação.

No entanto, sem tratamento rápido, uma overdose muito grande de paracetamol pode levar à insuficiência hepática e morte em poucos dias.

Nomes Alternativos

Overdose de Tylenol; Overdose de paracetamol

Referências

Aronson JK. Paracetamol (acetaminofeno) e associações. In: Aronson JK, ed. Efeitos colaterais das drogas de Meyler . 16ª ed. Waltham, MA: Elsevier; 2016: 474-493.

Hendrickson RG, McKeown MJ. Paracetamol. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de emergência de Rosen: conceitos e prática clínica . 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 143.


doença das glândulas adrenais

Data de revisão 01/01/2021

Atualizado por: Jacob L. Heller, MD, MHA, Emergency Medicine, Emeritus, Virginia Mason Medical Center, Seattle, WA. Também revisado por David Zieve, MD, MHA, Diretor Médico, Brenda Conaway, Diretora Editorial e o A.D.A.M. Equipe editorial.

Medicamentos e criançasMedicamentos e crianças Consulte Mais informação AnalgésicosAnalgésicos Consulte Mais informação Revista NIH MedlinePlusRevista NIH MedlinePlus Consulte Mais informação